Se você gosta de viajar, ou é daqueles que não pode ver um belo dia ensolarado e já quer fazer um bate e volta para o interior ou para a praia, então, você precisa aprender a fazer uma manutenção do seu carro para uma viagem segura, tranquila e sem surpresas.

Bom, para evitar dores de cabeça antes de pegar a estrada é necessário fazer uma manutenção preventiva do seu veículo. E para isso, vamos de dar um checklist dos principais cuidados que você precisa ter antes de pegar a estrada.

Continue lendo e aprenda como fazer a manutenção em seu carro de maneira segura para que você não tenha nenhum tipo de problema e consiga fazer uma boa viagem.

Então, está pronto para começar? Nossa primeira vistoria será no motor e para começar você vai verificar o óleo do motor. 

Como Verificar o Óleo do Motor

Primeiramente você confere na etiqueta de troca de óleo que normalmente fica no parabrisa do veículo a data da troca de óleo e também a quilometragem apropriada para a troca.

Caso você note que a data certa para a troca já está próxima, ou que a quilometragem de troca se aproxima, o recomendado é você antecipar e realizar a troca de óleo antes da viagem.

Como saber se o momento certo para a troca?

Sem você tem o costume de usar o carro diariamente e andar longas distâncias, o mais indicado é ficar de olho na quilometragem. Se você atingiu a quilometragem de troca antes da data de troca, você ignora a data e se vai pela quilometragem.

Por outro lado, se você costuma usar seu carro mais nos finais de semana ou não anda longas distâncias, o mais recomendado é ficar de olho na data de troca e ignorar a quilometragem.  

O óleo de motor tem uma validade de seis meses a partir do momento que é colocado em seu carro. Então após seis meses, mesmo que ele não chegue na quilometragem, você deve efetuar essa troca. Depois de seis meses o óleo de motor começa a perder as propriedades.

Conferiu a data de troca? Conferiu a quilometragem? 

Estando tudo ok, agora precisa verificar o nível do óleo do motor. É importante que você coloque o veículo em um local plano para que o carro fique reto e o óleo não escorra para os cantos.

Para verificar o nível do óleo do motor do carro deve estar frio. Mas caso você tenha andado com o carro e o motor esteja quente, espere pelo menos 15 minutos para que todo o óleo consiga descer do cárter descer da parte superior do motor, das galerias e aí sim você consegue fazer uma medição correta do óleo do motor.

Para realizar essa medição você vai puxar a vareta, limpe a ponta da vareta para ver  o marcador de nível do óleo. Pode limpar com papel higiênico ou com um pano.

Depois de limpa coloque a vareta novamente no motor. Espere alguns segundos e puxe novamente a vareta. Agora você vai verificar o nível de óleo do motor.

A última marcação na vareta representa o máximo de óleo de motor permitido e a primeira marcação representa o mínimo. O carro não precisa andar com o óleo no máximo, mas se o marcador apontar que está no mínimo aí não tem jeito, você vai precisar trocar o óleo do motor.

Posso completar ao invés de trocar todo o óleo?

Só é recomendado completar o óleo do motor  caso ele ainda não esteja no período de trocas. No entanto, é necessário adicionar o óleo com as mesmas especificações do óleo anterior. O que não será um problema, pois cada modelo de carro tem seu próprio tipo de óleo.

Preciso trocar o óleo do motor do carro, como fazer?

Neste caso, o mais indicado é ir ao seu mecânico de confiança para que ele faça a troca. Além disso, a maioria dos postos de combustíveis contam com esse serviço.

Como Trocar o Filtro de óleo

O segundo passo é a verificação dos filtros no seu carro. E vamos começar pelo filtro de óleo. 

Tá, você conferiu o nível de óleo e está tudo ok. Beleza, você não precisa se preocupar com o filtro de óleo.

Ah, eu preciso completar o óleo de motor! Entendi…

Não se preocupe, você também não precisa se preocupar com o filtro de óleo.

Agora, se você vai precisar trocar o óleo de motor, então é fundamental verificar o filtro de óleo. E se for necessário trocar o filtro este é o momento certo para isso, quando trocar o óleo do motor aproveite para fazer a troca do filtro de óleo junto. 

Como Verificar o Filtro de Ar

Porque verificar o filtro de ar do motor?

Se o filtro de ar do motor estiver sujo ou danificado seu carro vai perder rendimento e aumentar o consumo de combustível.

Para verificar o filtro de ar do motor é muito simples, muitos carros não precisam de nenhum tipo de ferramenta especial. Basta retirar duas traves e aí você já tem acesso ao filtro de ar do motor.

Como Verificar o Filtro de Combustível

Outro filtro que deve ser trocado é o filtro de combustível. Só que nesse caso, você não consegue fazer uma inspeção.

O mais importante é você verificar a data da última troca e também a quilometragem. O filtro de combustível deve ser trocado pelo menos a cada 10 mil quilômetros. 

Se você costuma usar muito o carro em rodovias é importante você antecipar um pouco essa troca. Isso trará mais segurança em sua viagem. 

Como Verificar Correia Dentada

Um dos itens  muito importante para você verificar antes de qualquer viagem é a correia dentada.

É importante seguir  a quilometragem certa especificada no seu manual para a troca da correia dentada.

Sua viagem será desastrosa caso a correia dentada quebre durante uma viagem com o carro em movimento. O risco de causar sérios danos no motor é altíssimo.

E com certeza você não vai querer ficar parado no acostamento, num sol quente com sua família, esperando um guincho, com esse prejuízo todo. Então, neste caso, fique atento à quilometragem recomendada para troca.  

Como Verificar os Freios

Esta verificação pode custar sua vida. Todas as outras verificações custam sua saúde financeira, mas esta verificação, não tem preço.

O freio é muito importante de ser verificado, e muita gente acaba esquecendo.

Muitos motoristas quando vão descer a serra para o litoral, pensando em passar aquele final de semana na praia, abrem o capô do carro e verificam a água, verificam os faróis e por mais incrível que pareça, não verificam os freios. 

Mas você querido leitor, nunca mais vai esquecer de conferir os freios. 

O reservatório do nível do fluido de freios geralmente tem uma tampinha amarela, ou preta escrito dote 3.4 ou algum número.

Abra o reservatório e procure pela marcação indicando máximo e mínimo. Se o fluido de freio estiver muito baixo é bom você levar seu carro ao mecânico. Isso porque esse fluido não costuma baixar.

Agora se tiver uma coloração um pouco mais escura é bom você verificar com o mecânico, porque ele pode estar com excesso de contaminação e essa contaminação faz com que seu freio perca a eficiência, principalmente quando você tiver com seu carro numa situação de descida de serra.

Verificar o nível do fluido de freio é um item extremamente importante para uma viagem segura.

Como Verificar a Bateria do Carro

Seguindo aqui na parte do motor você vai ver que há um item muito importante, a bateria. A bateria é responsável tanto pela partida do motor como na alimentação de todos os componentes elétricos do motor.

É muito importante você verificar itens como os cabos para verificar qual estado que eles estão, se eles já apresentam algum tipo de zinabre.

O que é zinabre?

Zinabre é a formação de uma camada branca meio esverdeada que acaba sendo formada  nos pólos da bateria.

Caso sua bateria apresente esse tipo de zinabre você pode fazer uma limpeza com água quente e depois a aplicação de protetores de pólos e isso pode ser feito por você mesmo.

Outra coisa a ser verificada são os cabos, verifique se eles estão realmente presos, caso não estejam o carregamento da bateria será dificultado e você terá problemas ao dar a 

partida no seu carro.

Como Verificar a Água do Radiador

Um dos principais problemas que os motoristas encontram na estrada é o super aquecimento. 

Se você morar em São Paulo sabe do que estou falando…Senão sabe, basta subir a Serra do Litoral contando quantos carros com capô aberto você verá. Com certeza, esse é um dos maiores problemas de quem sobe a Serra. 

Deixar de verificar o nível de água do radiador vai acabar causando muitos problemas durante uma viagem. Sem água no radiador o veículo superaquece.

Para você verificar o nível  de água do radiador é muito simples. O radiador apresenta o nível máximo e o nível mínimo. Então ele deve trabalhar entre essas duas margens.

Se o radiador estiver trabalhando com o nível abaixo do mínimo é bom você verificar se há  algum tipo de vazamento.

Agora se o nível estiver acima do máximo você deve corrigir retirando o excesso de água.

Outro item a ser verificado é o tempo de trocas do aditivo do radiador. Se seu veículo já passou de 40 mil quilômetros e você não efetuou a troca desse aditivo no radiador, é bom fazer a troca. Essa troca pode ser realizada também a cada 2 anos.

O Aditivo é uma proteção para todo o sistema de arrefecimento do seu motor. Ele faz com que o motor não tenha um grande problema de super aquecer e ferver em regiões quentes e em regiões frias dele congelar. É importante você utilizar também o aditivo de radiador na proporção correta. 

Como Verificar a Direção Hidráulica

Se o seu veículo tem direção hidráulica é muito importante você verificar o nível do fluido de direção hidráulica.

Fazer isso é simples, no próprio reservatório tem uma marcação de nível máximo e mínimo, o fluido hidráulico deve estar entre essas marcações.

Caso não esteja, você pode abrir o reservatório e completar. 

Concluído a parte relacionada ao motor é importante você fazer uma verificação da parte elétrica do seu carro.

Como Verificar as Luzes e Faróis

Vamos começar com verificação das luzes da parte dianteira, farol baixo, farol, alto, setas,  pisca-alerta, farol de milha. 

Da parte traseira, verifique a luz de freio, lanternas, luz de ré, as setas e até mesmo a luz de placa

Todos são itens que vão garantir à sua viagem muito mais segurança e claro  evitar que você tome qualquer tipo de multa. 

Após a verificação de todos os itens da parte externa do seu carro é importante você também fazer uma verificação das luzes do painel do seu veículo.

Então do momento que você virar a chave diversas luzes de check up vão aparecer no painel do seu carro. 

O importante é que no momento da partida que todas essas luzes se apaguem. Caso alguma luz dela continue no painel é bom você verificar com seu mecânico que algum tipo de problema deve estar acontecendo com seu carro. 

Depois de verificado a parte elétrica de seu carro é muito importante você fazer a verificação do estado dos seus pneus.

Como Verificar os Pneus

A primeira coisa a se fazer é verificar se tem algum tipo de furo, alguma deformação, alguma bolha nele. Após isso você vai fazer a verificação então da pressão dos pneus.

É muito importante manter a pressão correta indicada no seu manual do proprietário, que em alguns casos mostram a pressão ideal dos pneus da portinhola de combustível ou até mesmo na lateral da porta do seu carro. 

Kit de Emergência

Após verificado o estado dos pneus é muito importante você verificar também o seu kit de emergência. Ferramentas como macaco, chave de roda e é claro, o estado do seu estepe.

Verifique também a pressão do estepe, porque no momento de emergência de realizar uma troca do pneu não adianta nada você ter um estepe em bom estado e ele não tiver calibrado. 

Verifique Paletas, Reservatórios de Água dos Parabrisas

Para finalizar o seu check list antes da viagem é muito importante você verificar o estado das suas paletas, até porque você não sabe em qual momento irá chover. 

Esse é um item de extrema segurança que não pode ser lembrado somente na hora da  chuva, então verifique o estado das paletas.

Verifique também a quantidade de aditivos dentro do reservatório de água do parabrisa. É muito importante você manter esse reservatório com aditivo porque no momento que em insetos atingirem o parabrisa ou qualquer outro tipo de sujeira, haja uma limpeza.

É muito importante finalizar o checklist para que você possa fazer sua viagem em segurança e não ter nenhum tipo de surpresa.

Conclusão:

Fazer uma viajem de carro nem sempre é mais barato, no entanto, é muito gostoso e confortável. Principalmente se seu carro não quebra na estrada…

Para que você possa fazer uma viagem segura, mostramos alguns itens que precisam de sua atenção antes de pegar a estrada, são eles:

  • Óleo do Motor;
  • Filtro de óleo;
  • Filtro de Ar;
  • Filtro de Combustível;
  • Correia Dentada;
  • Freios;
  • Bateria do Carro;
  • Água do Radiador;
  • Direção Hidráulica;
  • Luzes e Faróis;
  • Pneus e estepe;
  • Kit de Emergência (macaco, chave de roda, triângulo;
  • Paletas e Reservatórios de Água dos Para brisas.